Texto: Dia do Senhor 44.
Leitura: 1 João 3.
Salmos: Salmo 138.1 Salmo 138.3; Salmo 19.4, 5, 6, 7; Salmo 139.14.
Amados no Senhor Jesus Cristo,
Esta noite, devemos falar sobre o décimo mandamento. O fim da lei do Senhor.
E, na verdade, só agora ela começa. Só agora, de fato. Pois aqui Cristo nos pede o nosso coração. Mas Ele pede esse coração no cumprimento de toda a lei, de todos os mandamentos. Não apenas de um único. “Que nem o mais leve pensamento ou desejo contrário a quaisquer mandamentos de Deus jamais deveria surgir em nosso coração”. É com esse rigor que Deus nos faz pregar todos os dez mandamentos.
O décimo mandamento é, portanto, o último desta série. Mas agora ele se torna o primeiro: Deus não nos pede isto ou aquilo, mas diz: “Meu filho, dá-me o teu coração”.
E assim, não posso dizer esta noite com um suspiro de alívio: “Agora terminamos por mais um ano; a pregação da lei ficou para trás”. Pois, quando Deus profere o último mandamento, Ele me faz começar de novo pelo primeiro, e só agora de verdade: “Dá-me o teu coração”. Só agora Ele vem sobre mim com toda a lei, e não posso mais evitá-Lo. Agora tudo se torna terrivelmente rigoroso. Só agora começo a entender: isto é impossível para os homens. Ninguém pode guardá-los nesta vida.