Gênesis 1.21
“Criou, pois, Deus os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rastejam, os quais povoavam as águas, segundo as suas espécies; e todas as aves, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.”
Deus é, em Suas obras, o Deus da abundância.1
Do sol flui luz abundante. Sem cessar, a água brota da fonte.
Há abundância de partículas na terra, de estrelas nos céus, de seres viventes nas águas escuras e de poderosos heróis no palácio da santidade.
Tão grande é a multiplicidade da plenitude de Deus, que nossa razão não pode compreender o número, nem nossos olhos distinguir a multidão.
Para nós, impotentes, é abundância demais!
Mas o Todo-Poderoso conta o número das criaturas, desde os sóis imensamente grandes até os átomos imensamente pequenos, e Ele as chama todas pelo nome.
A abundância não é, em parte alguma, supérflua.
A quantidade jamais compromete a qualidade.
Aproximemo-nos desse Deus com louvor.
Cantemos com alegria ao Senhor.
Para todos os que n’Ele buscam refúgio, Ele é a “fonte superabundante de todo o bem”.
Sem Ele, o rico é pobre.
O homem moderno multiplica seus produtos incessantemente. Pela técnica, parece onipotente. Contudo, essa abundância converte-se em maldição, porque lhe falta sabedoria para desfrutá-la e bem empregá-la. Jamais supera sua miséria, porque abunda mais em vícios do que em suas “virtudes”. A grande tragédia do homem sem Deus!
Com Deus, o mais pobre é rico.
Deus, que cria a abundância na natureza, é o Deus da abundância na graça. Ninguém precisa desesperar-se sob incontáveis dívidas, nem desanimar-se diante de uma profusão de preocupações.
Da plenitude de Cristo recebemos graça sobre graça, uma após a outra! Também a graça de sermos abundantes… na obra do Senhor.
Informações sobre a Tradução: A presente publicação consiste em uma tradução livre integral de “Overvloed”. O texto aqui apresentado recebeu o título em português “Abundância”.
WIELENGA, Bastiaan. Verborgen Schatten [Tesouros escondidos]. Kampen: J. H. Kok N.V., [1933].
O conteúdo e as interpretações expressas neste material são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es) e não refletem, necessariamente, a visão ou o posicionamento editorial da Editora Via Continental.
Nota Editorial (para Publicação Web): Para esta publicação online, alguns títulos de seção (tópicos) e as imagens foram inseridos pelo editor com o objetivo de otimizar a leitura e a experiência visual do usuário. O texto bíblico utilizado é da Bíblia Almeida Revista e Atualizada (ARA).
Nota:
- Mantive a formatação original do texto — incluindo divisão em parágrafos e quebras de linha — preservando o arranjo e o fluxo do original. [N. do E.] ↩︎