Categoria | Bíblia

Assinatura

Sermão: Atos 2.16, 19

Pentecostes e Julgamento Mundial

Klass Schilder | Doutor
07/10/2025

Texto: Atos 2.16, 19. “Mas o que ocorre é o que foi dito por intermédio do profeta Joel: … Mostrarei prodígios em cima no céu e sinais embaixo na terra: sangue, fogo e vapor de fumaça.”

Leitura: Joel 2.21-32.

Cânticos: Salmo 96.6, 9; Salmo 76.4, 5; Salmo 68.17; Salmo 98.4.

A Festa de Natal e a Festa de Pentecostes são distintas. No Natal, os guerreiros falam da paz. No Pentecostes, os pacíficos proclamam o combate, a guerra.

“Paz na terra” — é o que dizem os anjos de Deus no Natal. E os anjos são heróis guerreiros. Acima da manjedoura de Cristo, eles se reúnem como uma multidão do exército celestial e anunciam a paz de um modo terrível.

Contudo, a contraposição no Pentecostes é ainda maior. Aqui, são os pacíficos que anunciam a guerra. Quem fala de sangue? Quem se refere hoje a fogo e vapor de fumaça? Ninguém. As pessoas vieram para uma festa, e o pensamento de um exército ou o som de uma palavra de guerra estava muito distante. No entanto, há aqueles que falam ameaçadoramente sobre sangue e fogo. O maior milagre é que quem o faz são os pacíficos.

Quem os vê pela primeira vez não pensa em guerra. O que são eles, afinal, além de alguns pescadores e uns poucos amigos escondidos com eles? Jerusalém pouco viu ou ouviu a seu respeito. E, embora um estranho mistério os envolvesse hoje, especialmente quando as línguas de fogo vieram sobre eles, ninguém que os viu pensou em guerra, fosse o que fosse.

E ainda assim: sangue, fogo e vapor de fumaça?

Associação Obrigatória

Você precisa ser associado para ter acesso a este conteúdo.

Ver os níveis de associação

Já se associou? Acesse aqui

Compartilhar

WhatsApp
Telegram
Facebook
X

Fazer comentário

Assine agora e tenha acesso completo

Conteúdos que eleva seu conhecimento intelectual a outro nível!